Aprendizagem Vivencial: Saiba o que é, suas etapas e a importância dessa metodologia no Ecotreinamento Empresarial

Você já deve ter ouvido a expressão “é vivendo que se aprende” e há muita verdade nessa frase. Há cerca de 2300 anos, o filósofo Aristóteles já defendia a importância da experiência na aquisição de conhecimentos. Apesar disso, o modelo de aprendizagem tradicional foi construído a partir de uma perspectiva que se baseia na transmissão de conceitos. Acredita-se existir um sujeito que sabe mais e um que sabe menos e recebe, de maneira passiva, o que o emissor tem a lhe fornecer. É para romper com esse método tradicional de ensino, que surge a metodologia da Aprendizagem Vivencial, que se propõe a potencializar o aprendizado e agir de maneira profunda, crítica e reflexiva.

O Ecotreinamento no Canela de Ema Park baseia-se nessa metodologia, que foi desenvolvida nos anos 80, por David Kolb e enfatiza a importância da integração entre prática e aprendizagem, ou seja, é aprender por meio da experimentação. Os sujeitos se envolvem em uma atividade e extraem dessa vivência um significado. Sendo assim, aprender não se restringe a receber passivamente conceitos, mas a produzir suas próprias significações, agir de maneira criativa perante o novo e se posicionar ativamente, estabelecendo uma troca com o grupo.

Esse processo não ocorre pela simples participação em qualquer atividade, mas abrange um método e uma cadeia lógica de funcionamento, as chamadas 5 etapas do Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Confira a seguir:

1. Vivência: Essa é a fase onde a atividade acontece, é a imersão na experiência, na atividade escolhida. Durante toda a vivência, os sujeitos são acompanhados por instrutores, responsáveis por conduzi-los e garantir que as relações necessárias entre teoria e prática sejam estabelecidas. Em muitas situações, opta-se pela realização de dinâmicas ou jogos, mas, tratando-se do Ecotreinamento Empresarial no Canela de Ema Park, o meio utilizado são os esportes de aventura na natureza. Essa metodologia apresenta diversos benefícios: possibilita a saída do ambiente corporativo para um meio naturalmente facilitador e acolhedor; o enfrentamento e a elaboração de sentimentos e crenças limitantes; o estabelecimento de vínculos na equipe; o trabalho em conjunto para o alcance de objetivos em um contexto altamente estimulante, entre outros pontos.

2. Relato: Após viver momentos intensos, novos e desafiadores, os colaboradores encontram maneiras de comunicar como se sentiram durante as atividades e ouvir como os seus colegas também foram afetados. Essa troca de experiências, a partir de uma vivência em comum, permite que os sujeitos se expressem e ouçam demais pontos de vistas. Essa postura de ouvinte é demasiadamente importante num cotidiano empresarial, bem como a capacidade de se posicionar de maneira assertiva e confiante.

3. Processamento: Nessa fase, após a consideração de tudo que foi relatado anteriormente, o instrutor estimula uma avaliação do grupo acerca do desempenho na atividade e a reflexão sobre as dificuldades, facilidades, potencialidades, fragilidades e alternativas que poderiam ser adotadas a fim de aperfeiçoar o processo e propor soluções.

4. Generalização: Generalizar consiste em associar o que foi vivido na atividade com o dia a dia do ambiente corporativo. É compreender que aquela atividade, que aparentemente não tinha nenhuma relação com a sua função, é capaz de estimular diversos insights no seu fazer profissional e em seu desenvolvimento pessoal.

5. Aplicação: De que maneira o manejo de riscos, a confiança na equipe e o autoconhecimento são úteis na execução da sua função? Essas e outras reflexões são levantadas a fim de possibilitar a aplicação do que foi aprendido no Ecotreinamento, na realidade da organização. Podem ser desenvolvidos Planos de Ação, a fim de facilitar a visualização dos objetivos.

 

Etapas do ciclo de aprendizagem vivencial 

Fonte: Potencialize – Desenvolvimento de Pessoas

Ao longo de todo esse processo, está o condutor, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos colaboradores e que necessita de uma formação especializada. Esse é um dos nossos destaques no serviço de Ecotreinamento, a nossa equipe. Contamos com profissionais educadores, psicólogos e monitores, capazes de reunir as habilidades necessárias para essa tarefa: conhecimento acerca do processo de ensino-aprendizagem, didática, segurança dos seus colaboradores, sensibilidade, postura não julgadora e escuta atenta. Saiba mais sobre os a importância do psicólogo no ecotreinamento!

Estimule a aprendizagem dos seus colaboradores e perceba, na prática, os diversos benefícios desse investimento. Saiba mais informações sobre nosso Ecotreinamento através do nosso whatsapp: 55 (31) 99642-2006 ou (31) 99662-2006.

 

 

Referências:

https://www.andragogiabrasil.com.br/aprendizagem-vivencial#:~:text=A%20Aprendizagem%20Vivencial%20%C3%A9%20a,que%20envolva%20desenvolvimento%20de%20pessoas.

https://dnaconteudo.com/ferramentas-de-aprendizagem/ciclo-aprendizagem-vivencial/

https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20/28

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×