5 razões que tornam imprescindível a presença de um profissional psicólogo no processo de Ecotreinamento

Compreender as relações dentro de uma organização não é uma tarefa simples. Diversas são as nuances e fatores que afetam o cotidiano de uma equipe e seus resultados. Não por acaso, nota-se nos últimos anos um maior investimento na contratação de profissionais de psicologia dentro das organizações e uma atenção redobrada no que se refere ao estudo e a criação de estratégias que enfatizem conceitos como a motivação e a satisfação no trabalho.

A psicóloga Ana Vazquez afirma que a motivação no trabalho está relacionada com o comportamento producente e o desempenho adequado, não apenas à produção, mas também a própria saúde do trabalhador. Nesse sentido, o Ecotreinamento se propõe a ser uma ferramenta que auxilia na qualidade das relações desenvolvidas no ambiente de trabalho, afetando a motivação, por meio da promoção de integração da equipe, do estabelecimento de vínculos, espírito de colaboração, confiança, identificação com a cultura da empresa, clareza dos processos, entre outros pontos.

Superando a concepção de que o homem é apenas um instrumento nas organizações e de que a produtividade é a única finalidade ao se optar por um treinamento empresarial, observamos o nascimento de um novo modo de realizar os processos, que vai para além de um adestramento ou um aprimoramento de habilidades, mas que se caracteriza pela sua capacidade crítica e reflexiva. Desse modo, os colaboradores envolvidos na organização são concebidos enquanto seres biopsicossociais, complexos e autênticos.

Considera-se a partir dessa perspectiva, as emoções, necessidades, angústias, sonhos e características próprias de cada indivíduo. Aspectos como memorização, dependência, comportamento estereotipado e burocracia, dão espaço ao desenvolvimento da criatividade, autonomia, espontaneidade e flexibilidade ao longo da realização de um Ecotreinamento. Sendo assim, a decisão em realizar um treinamento empresarial na natureza não envolve somente aspectos práticos e metódicos, mas aspectos comportamentais, cognitivos e emocionais dos colaboradores.

O papel do psicólogo nesse sentido é o de facilitador, visto que atua no diagnóstico das necessidades, no planejamento e escolha das atividades mais indicadas, na elaboração de estratégias, no acolhimento das emoções, dúvidas e sugestões dos participantes e na realização de intervenções, antes, durante e depois do encontro. Desse modo, separamos 5 razões pelas quais é imprescindível incluir o psicólogo no Ecotreinamento Empresarial:

  1. O ecotreinamento é um processo complexo e precisa ser acompanhado por quem entende do assunto:

Existe um motivo para afirmarmos que o Ecotreinamento é um processo. Ele não se inicia no encontro presencial, durante a realização das atividades de aventura. Há uma etapa inicial, denominada “Diagnóstico”, onde as fragilidades e potencialidades do grupo em questão são identificadas. É a partir desse momento que as demais etapas são planejadas e desenvolvidas, de modo personalizado. A presença de um profissional psicólogo, capaz de identificar as necessidades reais da equipe e elaborar estratégias, a fim de promover mudanças, é fundamental para o sucesso de todo o caminhar, bem como das etapas posteriores. Saiba mais sobre as etapas e os benefícios do Ecotreinamento.

  1. Empresas de sucesso já perceberam que investir em profissionais especializados em saúde mental não é gasto, mas investimento.

Acompanhar as evoluções do mercado é fundamental para não se manter estagnado, principalmente quando se trata de mudanças que interferem profundamente na qualidade das relações dos seus colaboradores e, consequentemente, dos serviços prestados. Não por acaso, empresas como Coca-Cola, Fiat, Vivo, Nestle, Banco do Brasil, SGA, Avenue Code, Decathlon, Sescoop e tantas outras, optaram pelo Ecotreinamento no Canela de Ema Park, responsável por oferecer uma equipe que conta com pedagogos e psicólogos com mais de 30 anos de experiência no ramo.

  1. Transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o País com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão.  O adoecimento mental é a terceira maior causa de afastamento do trabalho no país, segundo levantamento da consultoria B2P. Ainda de acordo com a pesquisa, esse índice subiu mais de 23% entre 2019 e 2020. Mais do que nunca, a preocupação no que se refere à saúde mental do trabalhador é pauta de destaque, sendo o Ecotreinamento uma ferramenta capaz de promover melhores condições de trabalho e, consequentemente, menos rotatividade.

  1. Os aspectos subjetivos envolvidos ao longo de um Ecotreinamento exigem um profissional habilitado para manejá-los.

A realização de um Ecotreinamento, exige o manejo de atritos, medos, inseguranças e angústias, assim como a ênfase e o aproveitamento das possibilidades e aptidões dos envolvidos, o que faz ser necessária a presença de um profissional capacitado para facilitar e mediar esse processo. A vivência, em grupo, de atividades de aventura na natureza, possibilita a criação de um ambiente dinâmico e desafiador, mas pouco aproveitado se não for bem conduzido.

  1. Ecotreinamento é a aprendizagem através da convivência e interação. O psicólogo facilita a aprendizagem individual e coletiva.

A relação entre psicologia e aprendizagem está nas raízes da psicologia. Ao longo dos anos, foram feitos vários avanços e modificações na maneira da psicologia integrar esse processo. “O interesse do psicólogo pelo treinamento, também está vinculado ao fator “aprendizagem de pessoas”, sendo a aprendizagem algo real na vida do indivíduo no aspecto não só profissional como pessoal para o seu crescimento. Cabe ao psicólogo atuar como facilitador desse desenvolvimento, utilizando as técnicas da Psicologia da Aprendizagem”, afirmam Stammers e Patrick, autores do livro Psicologia do Treinamento. Saiba mais sobre a nossa metodologia.

 

Esperamos que com esses 5 motivos apresentados, você tenha percebido a necessidade de checar e só então investir em uma empresa com uma equipe completa, capaz de oferecer as melhores condições para a realização do Ecotreinamento em sua empresa. O Canela de Ema Park se compromete com essa tarefa há 2 décadas e oferece condições e pacotes especiais nesse segmento.

Contate-nos através do Whatsapp, tire suas dúvidas e faça seu orçamento: 55 (31) 99642-2006 ou 55 (31) 99662-2006. Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades: @caneladeemaparkbr.

 

 

 

Fontes:

AS 10 principais causas de afastamento do trabalho. VocêRH, 2022. Disponível em: <https://vocerh.abril.com.br/geral/as-10-principais-causas-de-afastamento-do-trabalho/>. Acesso em: 06 jan. 2023.

PAULA, C de. Estudo mostra aumento da procura por psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais no Brasil. HealthCare, 2019. Disponível em: <https://grupomidia.com/hcm/estudo-mostra-aumento-da-procura-por-psicologos-psiquiatras-e-terapeutas-ocupacionais-no-brasil/>. Acesso em: 06 jan, 2023.

SENA, V. Transtornos mentais causaram mais afastamentos no trabalho que Covid. Exame, 2021. Disponível em: <https://exame.com/carreira/transtornos-mentais-afastamentos-trabalho-covid/>. Acesso em: 06 jan. 2023.

STAMMERS, Robert; PATRÍCK, John. Psicologia do Treinamento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

Vazquez, A., & Schaufeli W. (2019). Contribuições da Psicologia Positiva para a área organizacional e do Trabalho. Em C. T. Reppold, & L. S. Almeida. (Eds.). Psicologia Positiva: Educação, saúde e trabalho, (pp. 105-134). Porto: CERPSI.

 

 

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×