Ecopedagogia

Sobre ecopedagogia

O Canela de Ema é o espaço perfeito para excursões e atividades de Formação Ecopedagógica. Com o Programa A Escola Sai da Sala, oferecemos projetos totalmente desenvolvidos e conduzidos por profissionais especializados, como psicólogos, educadores e monitores.
Através da aventura na natureza e de lazer, os alunos serão estimulados de diversas maneiras. Eles terminam os esportes com novas ideias, adquirindo conhecimentos e experiências inesquecíveis.

Para atender as diferentes idades e objetivos dos alunos de sua escola, o Canela de Ema Cada criou diferentes projetos que possuem atividades de acordo com os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e os Projetos Pedagógicos das Escolas.

Atividades

Projeto Esporte de Aventura: Escalaminhada

Esta atividade permite que o aluno tenha conhecimentos sobre seu próprio corpo, além da história, locais de prática, regras e equipamentos sobre os esportes de caminhada e escalada. São realizados os movimentos envolvidos nos dois esportes e, também, a utilização das técnicas de segurança. Através deste projeto, o aluno vai trabalhar o respeito mútuo, dignidade, solidariedade, cooperação, empatia e atenção.

 

Indicado para alunos a partir de 11 anos.

Projeto Esporte de Aventura: Canoagem

O projeto gera conhecimentos sobre o esporte de canoagem, assim como atividades rítmicas básicas e regras de segurança para a realização do esporte. Nesta atividade os alunos vão praticar os movimentos para remar e direcionar a embarcação, além de aprender a utilização dos equipamentos de segurança e sincronia. O objetivo da canoagem é incentivar o trabalho em equipe. Além de estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros, saber ouvir e falar, reconhecer e respeitar características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros e não discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

 

Indicado para alunos a partir de 06 anos.

Projeto Esporte de Aventura: Arvorismo Radical

Gerando conhecimentos sobre o corpo e o esporte de arvorismo, o projeto busca desenvolver os movimentos para superar cada obstáculo, utilização dos equipamentos de segurança. Após a realização desta atividade, o aluno vai aprender a solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as suas possibilidades. Além disso, o aluno entende que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado; responsabilidade; atenção e coragem.

Indicado para alunos acima de 11 anos.

 

Projeto Interdisciplinar: Trilha de Orientação

Aqui são utilizados os conceitos de regra de três ou multiplicação, medida de comprimento, pontos cardinais, pontos de referência para se deslocar com autonomia e representar os lugares. Além disso, é ensinada a utilização da bússola para encontrar o azimute, transformar metros em passos para percorrer distancias, celular com QRcode para ler as instruções de cada ponto de controle.  Serão frisados, neste projeto, o trabalho em equipe, a cooperação, responsabilidade, planejamento.

 

Indicado para alunos acima de 11 anos.

Projeto Interdisciplinar: Corrida de Aventura

Neste projeto são debatidos conhecimentos da física, química e biologia para explicar o funcionamento do mundo natural. O aluno vai planejar, executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural. Como procedimentos, haverá a realização dos movimentos para caminhar, escalar e remar, pontos de referência para se direcionar com autonomia, leitura de símbolos, utilização dos equipamentos de segurança, sincronia. Na atividade, será melhoradas as habilidades de trabalho em equipe, competição, respeito ao outro.

 

Indicado para alunos acima de 14 anos.

Projeto Meio Ambiente: Trilha Ecológica “As Pedras Caídas”

Nesta atividade o aluno vai entender o impacto da ação humana sobre o ambiente e a importância de renovação dos recursos naturais, além de compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticosociais, culturais, econômicos e humanos. Os participantes vão identificar as atividades locais que provocam poluição, ler, interpretar e representar o espaço usando mapas simples. É preciso, também, utilizar a linguagem oral e ilustrações para observar e descrever a paisagem. Serão trabalhados a atitude responsável em relação à natureza e utilização dos equipamentos de segurança. Para realização do esporte é necessário trabalho em equipe, respeito ao outro e ao meio ambiente.

 

Indicado para alunos a partir de 11 anos.

Projeto Formação Humana: Um caminho a trilhar

A atividade trabalha a relação do aluno com o eu, o outro e a natureza, além de planejamento. Durante a realização do projeto, o aluno vai precisar estabelecer relações equilibradas e construtivas consigo próprio e com os outros, saber ouvir e falar, reconhecer e respeitar características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Durante a pratica dos esportes no projeto de formação humana, o aluno vai refletir e se responsabilizar pelas escolhas pessoal e profissional, aumentar a capacidade de trabalho em equipe, solidariedade, cooperação empatia e atenção.

Indicado para alunos do Ensino Médio

 

Entre em contato

Para saber qual o melhor projeto que o Canela de Ema pode oferecer para atender sua escola, preencha os campos abaixo que entraremos em contato.

Veja aqui algumas instituições de ensino que já vieram em excursão para o Canela de Ema!

Instagram

Estrada Caeté / Barão de Cocais, Km 3.5 - Água Limpa, divisa entre Caeté e Barão de Cocais, CEP 35.970-000

(31) 9 9642-2006 Seg a Sex

comercial@canelaema.com.br

Finais de semana e feriados de 9h as 17h e durante a semana apenas com agendamento prévio.