Na tentativa de definir pilares para a construção de uma organização estruturada e com potencial de desenvolvimento crescente, elencamos três pontos imprescindíveis que merecem sua atenção, caso você seja responsável pela gestão de uma equipe. O primeiro deles foi tratado num texto anterior e diz respeito ao reconhecimento dos seus colaboradores. Agora, o nosso intuito é apresentar um segundo aspecto fundamental: a aprendizagem.
Aprendizagem pode ser definida como um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência, construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente, é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência.
A partir dessas definições, compreende-se que:
Aprender implica em uma mudança de comportamento, isto é, o sujeito passa a adquirir novos repertórios e a agir de maneira atualizada frente às situações;
A aprendizagem ocorre por meio de uma interação, o que pressupõe a socialização do indivíduo e o papel do meio e seus estímulos nesse processo;
Essa aquisição de novas maneiras de se colocar no mundo pode ocorrer através da vivência em si, do ensino ou de outras maneiras.
Destacados esses pontos, somos levados a pensar em: Como o ambiente de trabalho pode se colocar de maneira assertiva e eficiente, no que diz respeito à promoção de novas habilidades ou ao aperfeiçoamento de habilidades utilizadas cotidianamente pelos colaboradores para o alcance dos objetivos de uma empresa? Separamos, portanto, algumas dicas práticas de como incentivar a sua equipe a estar constantemente se atualizando e se desenvolvendo, seja a nível profissional ou pessoal.
Preze pela qualidade da comunicação e clareza dos processos
A comunicação é fator essencial para a troca de conhecimentos e para a abertura ao novo. Um líder que se posiciona de maneira distante e fria em relação a sua equipe não entendeu o que é trabalhar em conjunto. Para estimular a confiança, motivação e aliança de um time, o gestor precisa ser um líder representativo, capaz de gerenciar conflitos, ser estratégico e engajar cada um dos integrantes à busca pelo aperfeiçoamento. Sendo assim, uma comunicação assertiva, além de proporcionar um clima organizacional com mais sede de aprender e encarar desafios, possibilita mais clareza dos processos, do como, quando, onde e porquê fazer algo.
Seja paciente com o processo
O escritor Charles Dickens afirmava “Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender”. O processo de aquisição de novos conhecimentos e habilidades não segue uma ordem linear e é passível de erros. Ser paciente com as falhas que surgirem e com desempenhos abaixo do esperado é fundamental para alcançar o que é proposto. Ser paciente não é o mesmo que ser passivo, por isso, estar atento aos erros e pensar em soluções para o que pode estar dificultando o caminho se faz necessário.
Nem só de aprendizagem técnica sobrevive o colaborador
Já é ultrapassada a ideia de que conceber seus colaboradores como máquinas produtivas vai proporcionar um rendimento maior para a sua empresa. Na verdade, considerar a humanidade em cada uma das pessoas integrantes da sua equipe é a chave. Por isso, ao pensar em aprendizagem no mundo do trabalho, não devemos relacionar o aprender somente com assuntos técnicos, mas voltar o olhar para o desenvolvimento pessoal. Aprender a gerir emoções, a administrar o tempo, a cuidar de si, a ser mais assertivo em seus relacionamentos interpessoais… Todos esses pontos são úteis para que o seu time conquiste inteligência emocional.
Invista na aprendizagem vivencial
Existe uma pluralidade de maneiras para se aprender algo. Dentre elas, uma ocupa posição de destaque – a aprendizagem vivencial. Nessa metodologia, que integra prática e aprendizagem, aprender não se restringe a receber passivamente conceitos, mas a produzir suas próprias significações, agir de maneira criativa perante o novo e se posicionar ativamente, estabelecendo uma troca com o grupo. É a partir dessa metodologia que se realiza o Ecotreinamento no Canela de Ema Park!
É certo que ao longo da nossa trajetória nunca paramos de aprender! E se considerarmos que o trabalho ocupa grande parte das nossas vidas, nos constitui enquanto sujeitos, e é uma grande fonte de sentido, ao fazer parte de uma organização comprometida com o incentivo a novas descobertas e com o desenvolvimento pessoal de sua equipe, o colaborador se sentirá muito mais reconhecido e disposto a atuar de uma maneira cri(ativa) e engajada, o que resulta em um time mais harmônico, saudável e com resultados surpreendentes.
Além disso, um líder que de fato contribui com o desenvolvimento do seu time está sempre apto a aprender. Colocar-se na posição de eterno aprendiz é estar à frente de quem acredita só ter o que ensinar.
Saiba mais sobre o nosso Ecotreinamento e invista no que, de fato, faz a diferença – seu time! Envie sua mensagem para 55 (31) 99962-2006 ou (31) 99642-2006 e acesse @caneladeemaparkbr para acompanhar as novidades.
Referências:
https://conceito.de/aprendizagem