Deixe sua equipe saber o quanto ela pode: A importância do reconhecimento na Gestão de Pessoas!

Deixe sua equipe saber o quanto ela pode: A importância do reconhecimento na Gestão de Pessoas!

Maos unidas em um contexto empresarial de sucesso

Imagine só dois contextos diferentes! No primeiro, temos uma criança que, ao chegar da escola, mostrou uma atividade para os pais e ouviu as seguintes palavras: “parabéns, filho”, “como ficou lindo”, “você está cada dia melhor”. Sua professora recorrentemente incentiva a turma e entrega atividades alinhadas com o desempenho dos alunos, aumentando gradativamente o nível de dificuldade e promovendo desafios com grandes chances de acerto. Ao final do ano, os alunos recebem um livro com todas as suas produções e são intitulados enquanto artistas.

No segundo cenário, imaginemos uma criança que ao tentar mostrar as atividades para os pais, nunca é correspondido, visto que eles estão sempre ocupados. Portanto, suas figuras de referência nunca emitem para ele palavras de afirmação. Apesar da esperança de encontrar atenção na figura do professor, este também não tem o costume de elogiar os “acertos” da turma, mas sempre reclama quando ocorrem atrasos e costuma passar atividades monótonas, com um nível de dificuldade há muito superado pelos alunos.

Em qual destes dois cenários você acredita que há um maior potencial de criação, harmonia e motivação para as crianças? Ou ainda, qual criança você imagina que conseguirá desenvolver com mais facilidade autoestima e autoconfiança?

Seja no ambiente de trabalho ou em nossa vida pessoal, todos ansiamos por reconhecimento. Após uma série de esforços na direção de um objetivo, sentir que o nosso trabalho foi validado é um diferencial.

Quando Steve Jobs afirma que “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera” ele não poderia estar mais correto. O sucesso de uma organização depende de uma combinação de fatores, mas dentre eles, um ocupa lugar de destaque – o engajamento da equipe. Sua empresa pode possuir a melhor estrutura, os melhores recursos, tempo e objetivos, se a sua equipe não se encontra em sintonia para a realização dos interesses em comum, muito provavelmente seus resultados não serão alcançados ou custarão o dobro de tempo e energia.

Esse papel de destaque do engajamento de equipes e da motivação nem sempre foi considerado na realidade organizacional. Por muito tempo, considerou-se que a natureza dos trabalhadores era de resistência, preguiça e desinteresse e que a única maneira de engajá-los em suas atividades, seria por meio de recompensas “salariais”.

Claro que dentre as diversas necessidades do trabalhador, ganhar um salário justo e conseguir custear suas necessidades básicas ocupa um lugar fundamental e é uma maneira de prevenir a sua insatisfação. Mas, ao longo dos estudos sobre organizações, descobriu-se que, o que de fato motiva as pessoas é a autoestima e a auto realização e isso está voltado para o sentido que o trabalho ocupa em suas vidas.

A motivação está relacionada a um fator intrínseco, ou seja, a questões internas dos sujeitos, isso significa que não há como “colocar” motivação em alguém, mas sim criar as condições para que o ele se sinta motivado. Diversas atitudes podem ser postas em prática para que o seu colaborador se sinta reconhecido e, dessa forma, seja um integrante ativo do seu time. Acompanhe a seguir 4 dicas práticas:

Dê feedbacks constantemente

O hábito de fornecer feedback aos colaboradores impede que eles se sintam perdidos ao longo do processo. Estabelecendo uma comunicação eficaz, assertiva e empática, é possível dizer em quais pontos o trabalhador apresentou um bom desempenho, reforçando seu comportamento e favorecendo a continuação do bom trabalho, bem como pontuar em quais aspectos seu desempenho pode ser melhorado, propondo o alcance de metas.

Promova o enriquecimento de tarefas

Monotonia e tédio não combinam com equipes engajadas. O enriquecimento de tarefas se refere ao estímulo do trabalhador a atividades desafiadoras, onde ele se sinta instigado a solucionar problemas e a contribuir significativamente para o cotidiano da empresa. Dessa maneira, a implicação do colaborador com a organização se intensifica e se torna muito mais nítida a contribuição da sua função para o todo organizacional.

Utilizes palavras de afirmação

A palavra certa, dita na hora certa pela pessoa certa, pode inspirar a realizar o improvável, o impensável e, em alguns casos, o quase impossível”- Gary Chapman.

Palavras de afirmação é uma linguagem potente, capaz de criar um ambiente acolhedor e motivador. Assim como foi exposto nas situações do início, a autoestima e a autoconfiança das pessoas também se constroem através do reconhecimento de figuras significativas em sua trajetória. Portanto, essa é uma habilidade necessária na figura de um líder.

Demonstre ao colaborador o quanto a empresa se importa com o seu crescimento pessoal e profissional

Reconhecer o seu colaborador também implica concebê-lo enquanto um indivíduo com gostos, vontades e preferências. Proporcionar eventos, treinamentos e mentorias que estimulem o desenvolvimento pessoal atrelado ao profissional é uma ótima maneira de demonstrar cuidado e reconhecer as necessidades do sujeito de maneira holística.

Apesar de sofrer alterações ao longo da vida, a nossa necessidade de reconhecimento não se limita à infância como descrito nas situações iniciais, mas se estende por toda a nossa existência e é fundamental que os líderes percebam a sua importância para a construção de equipes engajadas.

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