Res.pi.rar – Simples e complexo!

No processo de respiração, o nosso corpo realiza dois movimentos fundamentais – a inspiração e a expiração. O primeiro desses movimentos permite a entrada de ar nos pulmões, enquanto o segundo possibilita a eliminação do gás carbônico. Bom, você deve estar se perguntando “O que é isso? Uma aula de ciências?”. Já adianto que não, mas vou te convencer nos próximos parágrafos da necessidade em nos importarmos com a nossa respiração e com o modo como ela acontece.

Pare por alguns segundos antes de seguir em frente. Você estava observando a sua respiração até esse momento? Quando foi a última vez em que você disponibilizou a sua atenção para perceber a sua barriga subindo e descendo, o ar entrando e saindo pela boca e nariz?

Apesar de parecer algo simples, o ato de respirar envolve uma série de eventos no corpo, que ocorrem mesmo sem nos darmos conta. Em questão de segundos, os músculos intercostais externos são contraídos, nossas costelas são elevadas, o esterno se movimenta para fora, o diâmetro do tórax aumenta, o diafragma é contraído, o pulmão é alargado e sua pressão interna diminuída. Ufa! Inspirei. Em seguida, outra série de mudanças ocorrem e expiramos. Para se ter ideia, segundo o neurocientista David Robson, um adulto em repouso respira em média cerca de 16 vezes por minuto, ou seja, 23 mil vezes por dia.

Esse processo metabólico descrito é involuntário, ocorre sem influência da vontade. Mas, o padrão de movimento do ato de respirar pode ser controlado e modificado. E o mais surpreendente: pequenas mudanças realizadas nesse padrão podem impactar de maneira extremamente significativa a nossa qualidade de vida.

Essa afirmação não é recente, há mais de 3 mil anos a.C., praticava-se o Kemetic Yoga, um sistema egípcio preocupado com o alinhamento da mente, espírito e corpo. Como explica Ana Carolina, instrutora da prática, essa sabedoria ancestral, nascida no continente africano, já destacava a respiração, associada à prática de posturas, como uma filosofia de vida capaz de gerar equilíbrio e diminuir a ansiedade, o medo e o estresse.

Seja na correria do dia a dia ou na imersão em realidades virtuais, nossa respiração tende a ocorrer de maneira rápida, superficial e desordenada. Criar espaços de atenção plena, onde seja possível a produção de novas maneiras de respirar e perceber a realidade, tem sido alternativa para muitas pessoas que já sentiram o impacto dessa agitação em suas vidas e em suas mentes. De acordo com o jornal Estadão, durante a pandemia as buscas por “meditação” no Google bateram recorde, e pesquisas de “como ser uma pessoa mais calma” cresceram 3.250% em 2020 se comparado à 2019. Isso nos revela uma série de informações a respeito do nosso ritmo de vida, bem como dos efeitos escancarados pelo isolamento social.

E então? Consegue perceber o porquê de nos atentarmos ao nosso padrão de respiração e praticarmos a respiração consciente? O portal de notícias Gazeta, entrevistou o instrutor de meditação e psicólogo Márcio Merçoni que explica o que é a respiração consciente. Segundo o psicólogo, ela pode ser descrita como um conjunto de técnicas que produzem sensações de bem-estar, além de contribuir para o alívio emocional e o controle da ansiedade.

O profissional afirma que ao respirarmos profundamente, o nosso fluxo cardiorrespiratório é regulado, aumenta-se a oxigenação do cérebro, melhora-se o raciocínio e o sistema imunológico. A sensação de cansaço e esgotamento mental é reduzida e as atividades cerebrais relacionadas ao estresse também, aliviando a sensação de pressão. Julia Evelyn do blog Psicologia Viva, ainda pontua outros benefícios: consciência corporal, maior capacidade de concentração, regulação das emoções, manejo de dores e melhora na socialização.

Estar na natureza pode ser um facilitador desse processo. No blog Caminho da Mata Atlântica, são discutidas as vantagens de se estar na natureza, em contato com o ar puro: melhor oxigenação do sangue, suavização da frequência cardíaca e controle da pressão arterial. Ou seja, o corpo relaxa quando está em meio à natureza e assim fica muito mais fácil de se sentir presente.

E então aventureiro(a)? Notou quanta coisa uma respiração profunda e consciente pode melhorar? Respirar com atenção é uma forma de autocuidado, de se conectar com a vida, consigo e com o outro. Durante essa semana, faça o exercício de tirar alguns segundos para se sentar relaxado e observar os movimentos do seu corpo, ou faça isso durante as atividades do seu dia a dia, antes de tomar uma decisão ou de ir para um compromisso importante. Perceba o movimento da vida acontecendo através de você!

Precisando relaxar? Você pode começar por aqui. Agende sua visita e conecte-se à sua natureza no Canela! 55 (31) 99662-2006 ou (31) 99642-2006 e nos acompanhe pelo instagram: @caneladeemaparkbr

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×