Dia internacional do esporte para o desenvolvimento e pela paz e porque o esporte é muito mais do que uma competição!

A existência de datas comemorativas deriva de contextos culturais, sociais, econômicos, bem como da necessidade de destacar uma pauta, luta ou conquista. É com esse propósito que a Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece dias específicos para discutir temas que envolvam direitos humanos, preservação ambiental, igualdade racial, entre outras questões que são fundamentais para uma vida de qualidade.

Nesse sentido, comemorou-se esse mês, no dia 06 de abril, o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Essa comemoração ocorre desde o ano de 2013, ano em que a data foi definida durante uma assembleia geral da ONU. O intuito da criação é chamar a atenção para o esporte como ferramenta na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Isso, porque o esporte cumpre um papel social que abrange inúmeras dimensões, algumas até desconhecidas num primeiro momento. Se formos parar para fazer uma análise mais aprofundada da potencialidade do esporte, independente da sua modalidade, conseguimos perceber que não se trata somente de uma competição onde um grupo vence e outro perde, mas de uma atividade que contribui para a saúde, educação, conscientização e formação dos cidadãos.

 

Canoagem

Prática da canoagem em grupo, no Canela de Ema Park.

 

A importância do esporte para um cuidado integral

A prática de esportes deixou de ser recomendada somente pelos benefícios na saúde física, mas é uma grande aliada no cuidado em saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que “pessoas moderadamente ativas têm menos probabilidade de serem afetadas por transtornos mentais do que pessoas que não praticam nenhuma atividade física” e segue dizendo que “Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva, reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral, melhorar a autoestima, a imagem corporal e a função social de pacientes em risco de saúde mental”.

A prática de esportes em grupo também possibilita a interação com o outro e afeta de maneira significativa a sociabilidade e o senso de pertencimento, ponto fundamental para uma vida com qualidade. A capacidade do esporte de quebrar barreiras linguísticas e culturais é notória e possibilita que bilhares de pessoas sejam alcançadas e conscientizadas sobre inúmeras pautas. A superação das desigualdades de acesso também conta com o esporte como ferramenta, inclusive através de projetos sociais que alcançam pessoas em situação de vulnerabilidade social e permitem uma transformação em suas realidades a partir da prática de esportes. Por isso, a ONU também enfatiza o papel do esporte na luta contra a fome, a pobreza e na promoção de uma sociedade mais justa, igualitária, com direitos humanos assegurados.

 

O esporte e um futuro de relações mais harmônicas

O esporte também cumpre um papel fundamental no combate à crise climática, incentivando ações que visam a redução do carbono, estritamente relacionado à mudança climática e ao desequilíbrio ambiental. É essa capacidade de mobilizar sociedades ao redor do mundo e contribuir para um futuro sustentável e harmônico a todos que precisa ser estimulada através do esporte.

A força de vontade, disciplina, determinação para superar obstáculos e a posição cri(ativa) perante a vida são aprendizados que a prática do esporte proporciona e que impactam na maneira como vivemos a vida, fazemos as nossas escolhas e nos posicionamos frente às dificuldades.

Não por acaso, o esporte e o lazer foram instituídos enquanto um direito de todos e é dever do Estado fomentar ações que garantam o acesso da população brasileira a esse direito. O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, disse uma vez que “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem”.

 

Circuito de arvorismo do Canela de Ema Park, a 80 Km de Belo Horizonte.

O Canela de Ema Park e a prática de esportes

Aqui no Canela de Ema, os esportes de aventura são aliados no nosso compromisso de proporcionar aos visitantes conexão com a natureza e superação de desafios. Sabemos que além de proporcionar diversão e alegria aos aventureiros, também possibilitamos experiências transformadoras, que promovem benefícios ao corpo e a mente dos praticantes, já que ambos estão interligados e não se separam.

Conheça de maneira vivencial, os benefícios da prática de esportes e descubra o quanto a sua realidade pode ser modificada introduzindo hábitos cotidianos saudáveis!

Te esperamos nessa aventura! Agende sua visita através do nosso Whatsapp: 55 (31) 99642-2006 ou (31) 99662-2006.

 

 

 

Referências:

1https://news.un.org/pt/story/2022/04/1785292#:~:text=Assegurando%20um%20Futuro%20Sustent%C3%A1vel%20e,marcado%20neste%206%20de%20abril.

2https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-do-esporte-para-o-desenvolvimento-e-pela-paz/

3https://ufsb.edu.br/prosis/dace/coordenacao-de-qualidade-de-vida/setor-de-promocao-a-saude-estudantil/calendario-da-saude/400-06-de-abril-dia-internacional-do-esporte-para-o-desenvolvimento-e-pela-paz.html

4https://www.ibrachina.com.br/hoje-e-o-dia-internacional-do-esporte-para-o-desenvolvimento-e-pela-paz/

5https://www.nunesincentivados.com.br/blog/dia-internacional-do-esporte/

6https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/beneficios-do-esporte-para-a-saude-mental/#:~:text=A%20rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20a%20pr%C3%A1tica,cognitiva%20em%20pacientes%20com%20Alzheimer.

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×