As práticas exploratórias em relação à natureza se intensificaram ao longo da história da humanidade e o uso insustentável dos recursos naturais passou a exigir dos seres viventes novas maneiras de se relacionar com o meio e com o que ele nos oferece. Para tanto, diversas alternativas são pensadas como forma de amenizar esses impactos e de proporcionar a criação de uma cultura que esteja atenta à importância de cuidar do espaço que é nossa casa, a Terra.
Ao chamarmos a Terra de casa, devemos fazer a seguinte reflexão: Ainda que saibamos que vivemos aqui e somos dependentes do que ela nos oferece, será que, de fato, cuidamos do nosso planeta como uma casa? A nossa concepção de bem viver está implicada em nos conectarmos com o meio ambiente? Esse questionamento se faz necessário e chama a atenção para uma medida de destaque no processo de cuidado com a natureza: a responsabilidade socioambiental.
Em um estudo acerca da Ecopedagogia, Mirelle Silva e colaboradores, especialistas em Ciências Biológicas, descrevem esse movimento como: “um conjunto de práticas sociais voltados à sensibilização do indivíduo como sujeito ecológico, que visam por meio da educação, a formação de um cidadão planetário, capaz de desenvolver relações harmônicas e não predatórias com o meio ambiente”. Portanto, essas práticas visam, de alguma maneira, a responsabilização pelo que é um bem comum a todos nós.
Nesse sentido, outras formas de educação são possibilitadas, formas estas que rompem com o ideal de competição, tão marcante em uma cultura individualista, e que promovem a cooperação e a relação harmônica com os outros – sejam estes humanos, animais, vegetais ou minerais. Segundo os especialistas, a valorização da cooperação vem de uma compreensão do aspecto da interdependência que temos uns para com os outros na terra e que nos convida ao equilíbrio e respeito à vida, sendo a educação uma ferramenta na construção desses valores.
Dessa maneira, a elaboração de um currículo que inclua na educação a experiência de práticas que viabilizem o contato com a natureza é fundamental na formação do sujeito ecológico e na contribuição com modos sustentáveis de existir e se relacionar. E é por estarmos implicados com o bem viver e com a conexão verdadeira com a natureza que estabelecemos como um dos princípios do Canela de Ema Park, a sustentabilidade. O convite do Canela a todos os seus visitantes é – Conecte-se à sua natureza! Atente-se à relação recíproca e intensa que existe entre o que nós somos e o que o Todo é. Compreender-se enquanto parte de algo, gera outros sentidos à vida e orienta nossas práticas em direção a relações mais solidárias.
Conscientes do potencial da Ecopedagogia, nós do Canela, desenvolvemos projetos eco pedagógicos, aliados à prática de esportes de aventura na natureza. Nossos projetos são desenvolvidos e conduzidos por psicólogos e educadores e personalizados a fim de atenderem aos objetivos específicos de cada grupo. Sendo assim, para a realização de atividades eco pedagógicas, opte por uma reserva ambiental, localizada a 80 km de Belo Horizonte, com mais de 20 anos de existência e que conta com profissionais capacitados. Opte pelo Canela de Ema Park! Seus objetivos também são os nossos!
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Fontes: OLIVEIRA, M. S.; PEREIRA, F. L.; TEIXEIRA, C. O conceito Ecopedagogia: um estudo a partir dos artigos de revistas de Educação Ambiental. REMEA, v. 38, n. 1, p. 266-289, jan./abr. 2021.
HALAR, C. Y. Ecopedagogia: Uma nova Educação. REVISTA DE EDUCAÇÃO, Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009.