Banho de floresta

Banho de floresta: a sabedoria japonesa e os efeitos terapêuticos do contato com a natureza

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, 26,8% dos brasileiros foram diagnosticados com transtornos de ansiedade. Viver em um país considerado o mais ansioso do mundo levanta muitos questionamentos sobre o modo de vida e as relações. Nesse ponto, temos muito a aprender com as filosofias orientais, que há milênios de anos se concentram na busca pelo autoconhecimento e na compreensão do ser como um todo, incluindo sua dimensão espiritual. 

A seguir, vamos apresentar o shinrin-yoku ou “banho de floresta”, prática oriunda do Japão que envolve a natureza e o cuidado de si. 

 

O que é o banho de floresta?

A prática nomeada como shinrin-yoku, traduzida como “banho de floresta” foi desenvolvida nos anos 80, por Tomohide Akiyama, Comissário da Agência Florestal Japonesa. Consiste em passar um tempo em uma floresta, estabelecendo contato com a natureza, por meio da estimulação dos sentidos. 

Nessa conexão, você pode andar por entre as árvores ou se sentar debaixo das suas sombras, pode tocar o chão com os pés descalços, respirar o ar puro, ouvir o vento balançando as folhas, perceber as flores desabrochando e a água das nascentes em seu movimento ininterrupto, assim como o fluxo da vida. Nessa experiência sensorial, você se percebe longe da agitação cotidiana ou da mesmice rotineira e encontra no momento presente espaço para sentir!

Benefícios do banho de floresta

A interação com as florestas proporciona verdadeiros efeitos terapêuticos. O contato com as árvores contribui para o aumento dos níveis de energia e felicidade e diminuição dos índices de stress, contribuindo no tratamento e prevenção de doenças físicas e psicológicas. Segundo o portal Sebrae, a prática também é responsável por melhorar o sono, aumentar a imunidade e a saúde cardíaca, regular transtornos de humor, combater o envelhecimento e trazer mais concentração, inclusive para pessoas com déficit de atenção. 

As crianças também se beneficiam dos banhos

Já não é mais novidade que as crianças também são afetadas pelos desafios de uma sociedade que apresenta sintomas ansiosos. Apesar da pouca idade e da possível ausência de ferramentas para expressarem suas emoções, as crianças absorvem e também possuem potencial transformador no mundo em que vivem. 

Nem sempre a fala é a estratégia mais utilizada para o alívio das suas emoções, por isso é fundamental que, desde a infância, os sujeitos possam usufruir do contato com a natureza, do brincar ao ar livre, do experimentar através dos sentidos. É desse modo que eles se expressam, liberam e elaboram suas angústias, além de desenvolverem a cognição, motricidade, comunicação, entre tantas outras habilidades.

Num mundo marcado pelas telas e aparelhos tecnológicos, é importante dar lugar às experiências reais, seja pelos benefícios individuais, seja pelo bem-estar coletivo, isso porque é através do contato com a natureza que a criança desenvolve consciência ecológica e planetária. Como afirma Mourão e Ferraz em artigo sobre a prática,

 

“O objetivo era duplo: oferecer um antídoto ecológico para o esgotamento provocado pelo boom tecnológico e inspirar os residentes a restabelecerem uma nova ligação com as florestas com o intuito de as proteger”. 

 

 

Uma experiência individual ou em grupo

Você pode optar por viver essa experiência no seu próprio ritmo e companhia, desfrutando de um tempo consigo e com o que há de mais íntimo em seu ser. Muitos viajantes solo descrevem a sensação de conhecer espaços naturais sozinhos como uma vivência inesquecível e transformadora. Entretanto, os banhos de floresta também podem ser vividos de maneira grupal, seja com a família, amigos ou pessoas totalmente desconhecidas que se encontram para essa aventura. Ao fim da prática, os beneficiados podem compartilhar entre si as suas sensações, fortalecer vínculos e eternizar lembranças. 

 

Onde praticar?

Sendo uma reserva ambiental com grande diversidade de fauna e flora, o Canela de Ema apresenta o ambiente ideal para a prática dos banhos de floresta. Em nossa equipe, contamos com psicólogos, estudiosos em saúde mental, e monitores dispostos a trabalhar em equipe para garantir uma vivência significativa e segura. Oferecemos todas as refeições mediante agendamento prévio para a sua nutrição ao longo do dia e opções de hospedagem. 

Conheça o Canela de Ema através das nossas redes @caneladeemaparkbr e entre em contato através do nosso Whatsapp: 55 (31) 99662-2006 ou (31) 99642-2006.

 

Experimente a limpeza que esse banho pode te proporcionar!

 

Fontes: CONHEÇA o “banho de floresta”. SEBRAE, [S.I], 21 de mar. de 2023. Disponível em: <https://l1nq.com/YOqAs>. Acesso em: 14 de mar. de 2024. 

MOURÃO, J. H.; FERRAZ, H. Banhos na floresta. Percursos & Ideias, v. 12, n. 6, p. 38-45, 2022. Disponível em: <https://encr.pw/szXFn>. Acesso em: 14 de mar. de 2024. 

ROCHA, L. Mais de 26% dos brasileiros têm diagnóstico de ansiedade, diz estudo. CNN Brasil, São Paulo, 29 de jun. de 2023. Disponível em: <https://abrir.link/FGcLW>. Acesso em: 14 de mar. de 2024.

 

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×