Ambiente Psicológico Seguro

Como construir a segurança psicológica no ambiente de trabalho

O trabalho, seja remoto ou presencial, é a atividade na qual dedicamos grande parte do nosso dia. Portanto, nada mais natural que investigar e avaliar o impacto que as relações do mundo corporativo exercem sobre a nossa saúde mental e dos nossos colaboradores. Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout, uma doença ocupacional reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022. 

O site Valor Econômico apresentou um estudo realizado pela startup Betterfly que apontou que 6 em cada 10 trabalhadores da América Latina não consideram o seu ambiente de trabalho seguro psicologicamente. Ainda segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados afirmam não se sentirem reconhecidos pelo bom desempenho que exercem em seus empregos. Informações como essas nos fazem refletir sobre a necessidade de transformar o ambiente corporativo num espaço menos adoecedor e mais seguro psicologicamente. 

O que é segurança psicológica?

O Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) define esse termo como a construção de um ambiente de trabalho colaborativo e receptivo que estimula as pessoas a serem elas mesmas. No ambiente seguro psicologicamente, o medo da exposição e do julgamento, dá lugar ao compartilhamento de ideias e dúvidas; os erros não são usados contra as pessoas; as contribuições são reconhecidas; e a diversidade valorizada. 

O blog Oriente-me classifica quatro estágios da segurança psicológica na cultura e no clima organizacional, sendo eles: 

  • Segurança em pertencer: envolve aceitar as pessoas como elas são e valorizar a diversidade de perfis, experiências e personalidades.
  • Segurança em aprender: abertura para dúvidas e experimentação, sem receio de sofrer algum tipo de constrangimento. 
  • Segurança em contribuir: trata-se da confiança que o colaborador sente para utilizar de seus conhecimentos e habilidades em prol do crescimento da empresa. 
  • Segurança em desafiar: essa etapa está atrelada à inovação e à liberdade para implementar mudanças. 

 

Quais as vantagens de criar um ambiente psicológico seguro?

Em um ambiente onde os colaboradores se sentem seguros todos saem ganhando. Isso porque estes estarão mais propensos a desenvolverem sentimentos de interesse, esperança, inspiração e serenidade. Dessa forma, se sentirão mais confiantes para assumir riscos, solicitar ajuda, dialogar com os pares, atuar de maneira autêntica e engajada. 

O bem-estar proporcionado nessas condições reduz drasticamente o adoecimento ocasionado pelas relações de trabalho, já que estas se tornarão mais saudáveis e positivas. Além disso, a força de trabalho se torna mais diversificada, criativa e inovadora, levando a uma melhora da produtividade e à economia da organização, por lidar, inclusive, com menos rotatividade. 

 

Sugestões práticas para se tornar uma empresa psicologicamente segura

Agora que já se sabe o que é a segurança psicológica e a sua importância, confira sugestões de como criar um ambiente seguro com a sua equipe:

– Solicite o feedback das equipes e pratique a escuta ativa 

– Inclua os seus colaboradores nas tomadas de decisões

– Invista em treinamentos e demais atividades em equipe

– Desenvolva regras de consideração e respeito

– Dialogue sobre saúde mental

 

O Ecotreinamento como ferramenta para desenvolvimento da segurança psicológica no trabalho

Percebe-se que a conexão entre as pessoas, a definição de valores e a clareza dos processos são fatores fundamentais para a construção de um ambiente seguro e saudável. O Ecotreinamento é uma ferramenta valiosa para o alcance desses objetivos, pois atua de maneira estratégica, aprimorando o que é necessário e fortalecendo as habilidades já existentes. Aqui no Canela-de-Ema, todo esse processo é planejado e executado de maneira personalizada, envolvendo profissionais com mais de duas décadas de experiência, especialistas em saúde mental, aprendizagem e negócios. 

Conheça mais sobre o Ecotreinamento e o potencial do contato com a natureza para tornar a sua equipe mais motivada, entrosada e segura! 

Tire suas dúvidas e faça seu orçamento através do nosso Whatsapp: 55 (31) 99642-2006 ou 55 (31) 99662-2006. Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades: @caneladeemaparkbr.

 

Referências:

SÍNDROME de burnout acomete 30% dos trabalhadores brasileiros. Jornal da USP, Ribeirão Preto, 30 out. 2023. Atualidades. Disponível em: https://encurtador.com.br/aJRV4. Acesso em: 02 mai. 2023.

É OFICIAL: Síndrome de burnout ganha campanha permanente no Paraná. SESI, 07 mar. 2024. Promoção da Saúde. Disponível em: https://encurtador.com.br/mnuL2. Acesso em: 02 mai. 2023.

SEGURANÇA Psicológica, Diversidade e Inclusão. IISP, jul. 2023. Disponível em: https://segurancapsicologica.com/2023/09/04/seguranca-psicologica-diversidade-e-inclusao/. Acesso em: 02 mai. 2023.

CHOHFI, D. H. Segurança psicológica: o que é, importância e como aplicar. Orienteme, 6 jun. 2023, Qualidade de vida no trabalho. Disponível em: https://orienteme.com.br/blog/seguranca-psicologica/. Acesso em: 02 mai. 2023.

GONÇALVES, F. Mais da metade dos profissionais afirmam não ter segurança psicológica no trabalho. Valor Econômico, 28 dez. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/jFHPT. Acesso em: 02 mai. 2023.

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×