O trabalho, seja remoto ou presencial, é a atividade na qual dedicamos grande parte do nosso dia. Portanto, nada mais natural que investigar e avaliar o impacto que as relações do mundo corporativo exercem sobre a nossa saúde mental e dos nossos colaboradores. Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout, uma doença ocupacional reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022.
O site Valor Econômico apresentou um estudo realizado pela startup Betterfly que apontou que 6 em cada 10 trabalhadores da América Latina não consideram o seu ambiente de trabalho seguro psicologicamente. Ainda segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados afirmam não se sentirem reconhecidos pelo bom desempenho que exercem em seus empregos. Informações como essas nos fazem refletir sobre a necessidade de transformar o ambiente corporativo num espaço menos adoecedor e mais seguro psicologicamente.
O que é segurança psicológica?
O Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) define esse termo como a construção de um ambiente de trabalho colaborativo e receptivo que estimula as pessoas a serem elas mesmas. No ambiente seguro psicologicamente, o medo da exposição e do julgamento, dá lugar ao compartilhamento de ideias e dúvidas; os erros não são usados contra as pessoas; as contribuições são reconhecidas; e a diversidade valorizada.
O blog Oriente-me classifica quatro estágios da segurança psicológica na cultura e no clima organizacional, sendo eles:
Quais as vantagens de criar um ambiente psicológico seguro?
Em um ambiente onde os colaboradores se sentem seguros todos saem ganhando. Isso porque estes estarão mais propensos a desenvolverem sentimentos de interesse, esperança, inspiração e serenidade. Dessa forma, se sentirão mais confiantes para assumir riscos, solicitar ajuda, dialogar com os pares, atuar de maneira autêntica e engajada.
O bem-estar proporcionado nessas condições reduz drasticamente o adoecimento ocasionado pelas relações de trabalho, já que estas se tornarão mais saudáveis e positivas. Além disso, a força de trabalho se torna mais diversificada, criativa e inovadora, levando a uma melhora da produtividade e à economia da organização, por lidar, inclusive, com menos rotatividade.
Agora que já se sabe o que é a segurança psicológica e a sua importância, confira sugestões de como criar um ambiente seguro com a sua equipe:
– Solicite o feedback das equipes e pratique a escuta ativa
– Inclua os seus colaboradores nas tomadas de decisões
– Invista em treinamentos e demais atividades em equipe
– Desenvolva regras de consideração e respeito
– Dialogue sobre saúde mental
O Ecotreinamento como ferramenta para desenvolvimento da segurança psicológica no trabalho
Percebe-se que a conexão entre as pessoas, a definição de valores e a clareza dos processos são fatores fundamentais para a construção de um ambiente seguro e saudável. O Ecotreinamento é uma ferramenta valiosa para o alcance desses objetivos, pois atua de maneira estratégica, aprimorando o que é necessário e fortalecendo as habilidades já existentes. Aqui no Canela-de-Ema, todo esse processo é planejado e executado de maneira personalizada, envolvendo profissionais com mais de duas décadas de experiência, especialistas em saúde mental, aprendizagem e negócios.
Conheça mais sobre o Ecotreinamento e o potencial do contato com a natureza para tornar a sua equipe mais motivada, entrosada e segura!
Tire suas dúvidas e faça seu orçamento através do nosso Whatsapp: 55 (31) 99642-2006 ou 55 (31) 99662-2006. Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades: @caneladeemaparkbr.
Referências:
SÍNDROME de burnout acomete 30% dos trabalhadores brasileiros. Jornal da USP, Ribeirão Preto, 30 out. 2023. Atualidades. Disponível em: https://encurtador.com.br/aJRV4. Acesso em: 02 mai. 2023.
É OFICIAL: Síndrome de burnout ganha campanha permanente no Paraná. SESI, 07 mar. 2024. Promoção da Saúde. Disponível em: https://encurtador.com.br/mnuL2. Acesso em: 02 mai. 2023.
SEGURANÇA Psicológica, Diversidade e Inclusão. IISP, jul. 2023. Disponível em: https://segurancapsicologica.com/2023/09/04/seguranca-psicologica-diversidade-e-inclusao/. Acesso em: 02 mai. 2023.
CHOHFI, D. H. Segurança psicológica: o que é, importância e como aplicar. Orienteme, 6 jun. 2023, Qualidade de vida no trabalho. Disponível em: https://orienteme.com.br/blog/seguranca-psicologica/. Acesso em: 02 mai. 2023.
GONÇALVES, F. Mais da metade dos profissionais afirmam não ter segurança psicológica no trabalho. Valor Econômico, 28 dez. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/jFHPT. Acesso em: 02 mai. 2023.