História do arco e flecha: Uma das mais antigas artes da humanidade
Pensar sobre a origem e história do arco e flecha é também investigar a evolução humana. Seu surgimento ocorreu ainda no Período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, o que torna esse instrumento uma das mais antigas artes da humanidade. A existência dos arcos, garantiu a sobrevivência dos nossos antepassados, tanto no quesito proteção, como para a caça de animais.
Desenhos rupestres que retratam a utilização do arco e flecha. Fonte: https://arcoeflechace.wordpress.com/para-iniciantes/arco-e-flecha/
Não se sabe exatamente onde o arco e flecha foi desenvolvido pela primeira vez. Diversas civilizações, afastadas geograficamente e pelo tempo, inventaram os seus próprios arcos, de maneira independente, o que resultou em objetos com uma diversidade de materiais e formatos. Alguns desses objetos, resistiram aos danos do tempo, sendo os mais antigos datados de dezenas de milhares de anos, quase todos da região Norte da Europa.
Com a saída do homem das cavernas e a mudança no estilo de vida nômade para o cultivo do próprio alimento e estadias cada vez mais duradouras, o uso do arco e flecha passou a ter outras finalidades que não o da caça, sendo útil em conflitos e guerras, pelo seu alcance e precisão. Mas, não seria esse o destino final dessa invenção e o arco e flecha se tornou um esporte.
Essa nova funcionalidade se iniciou no séc. XVII, durante a aristocracia do Reino Unido. Nesse período, foram criados clubes para a prática do que veio a ser um esporte. A prática era comum entre os membros da nobreza, inclusive era uma forma de exibição do status dos praticantes e também de flerte entre homens e mulheres que participavam dos clubes. No ano de 1840, ocorreu uma padronização acerca da quantidade de tiros e das distâncias, devido à fundação do Grand National Society Archery no Reino Unido.
Foi no ano de 1900 que o arco e flecha foi introduzido, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos, indo até o ano de 1920. Após isso, o esporte saiu da competição e só retornou em 1972, onde perdura até os dias de hoje. No Brasil, a chegada dessa prática começou nos anos 50, trazida pelo comissário de voo Adolpho Porta e desde 1980, nosso país tem representantes nas Olímpiadas.
Atualmente, os principais nomes do time brasileiro masculino são Daniel Xavier, Marcus Vinícuis D’almeida e Bernardo Oliveira e do time feminino estão representando Ana Marcelle dos Santos, Sarah Nikitin e Marina Canetta. Ainda assim, o país de maior destaque no tiro com arco é a Coreia do Sul, e não por acaso esse é o esporte com maior popularidade no país. Em 2022, o coreano Kim Woojin foi o grande medalhista de ouro nas Olímpiadas de Tóquio, em 2020.
Essa viagem pela história do arco e flecha nos mostra que, ao longo da humanidade, os objetos e as práticas tomam novos sentidos de acordo com a necessidade. Atualmente, o tiro com arco é um esporte que possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades necessárias para a vida, como: concentração, precisão, agilidade, foco, perseverança, entre outras. Além disso, pode ser um momento de diversão e união entre pessoas. Aqui no Canela, essa prática está presente em todos os nossos serviços, seja no Ecoturismo, Ecotreinamento ou Ecopedagogia e colabora na formação de crianças e adolescentes, no treinamento de equipes e na aventura dos turistas.
Você também pode ser beneficiado por essa prática milenar, agendando a sua visita e conhecendo essa e outras das mais de 18 atividades de aventura oferecidas em nosso parque. E se você nunca praticou, saiba que contamos com monitores que te acompanham durante todo o processo, com as instruções necessárias.
Conecte-se à sua natureza e a histórias muito mais antigas do que você pode imaginar! Agende essa aventura através do nosso Whatsapp: 55 (31) 99642-2006 ou (31) 99662-2006 e siga-nos no Instagram para acompanhar tudo que acontece por aqui: @caneladeemaparkbr.
Fontes:
https://blog.lazereaventura.com.br/arco-e-flecha-origem-regras-historia-e-mais/
https://arcoeflechace.wordpress.com/para-iniciantes/arco-e-flecha/