Educação para a vida

A construção do pensamento científico, crítico e criativo através da Ecopedagogia

 

Seja você um profissional da educação ou um aprendiz, já deve ter se deparado com questionamentos como: “De que maneira esse conhecimento é útil na minha vida?” ou “Como posso atrair o interesse dos meus alunos nesse conteúdo?”. É consenso entre os pesquisadores da área que investir na construção do conhecimento tomando como base a realidade do educando é uma estratégia de sucesso para o aprendizado, além de ser uma porta para a capacidade crítica e reflexiva que os possibilita desenvolver soluções para os problemas da vida real e desse modo transformar tais realidades.

Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e outros grandes teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento infantil abordaram em suas obras a importância de estimular nos indivíduos o potencial criativo, crítico e a interação com o meio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também estabelece uma série de competências voltadas para o desenvolvimento integral dos sujeitos nas escolas de todo o país. É nesse sentido que se destaca o termo Ecopedagogia, um movimento que além de englobar a aprendizagem vivencial e inovadora, ainda encoraja a consciência planetária e a educação ecológica, dispondo-se ao compromisso de educar para a vida. 

 

Educar para a vida: que fazer é esse?

Segundo o Portal Lunetas, educação para a vida trata-se de “uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro”. Isto implica em observar o aluno a partir de uma perspectiva bastante diferente da tradicional, que, de modo geral, o atribui certa passividade e homogeneização. Ao educar para a vida, os sujeitos são percebidos enquanto seres cri(ativos), capazes de transformar a realidade por meio de suas habilidades e ideias inovadoras. 

 

“Uma educação transformadora é uma educação fortemente vinculada com a vida e com as questões da vida. Tudo o que é experimentado nas escolas precisa estar vinculado à vida”.

 

A BNCC e as competências para uma formação integral

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê um conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica por todos os estudantes do Brasil. O desafio das escolas, sejam elas públicas ou privadas, grandes ou pequenas, urbanas ou rurais é incluir dentro dos seus currículos tais conhecimentos, habilidades e atitudes. A junção dessas aprendizagens visa o desenvolvimento completo do estudante – cognitivo, social, afetivo, psicomotor e cultural – bem como a igualdade no sistema educacional do país. De acordo com Débora Hack, gerente de projetos e produtos educacionais da BEĨ Educação,

 

“A partir da definição das 10 competências gerais da BNCC, a educação no Brasil passa a ter a concepção de educação integral”.

 

Pensamento científico, crítico e criativo

Dentre as 10 competências estipuladas pela BNCC, encontra-se o pensamento científico, crítico e reflexivo, atrelado ao exercício da curiosidade intelectual, investigação, imaginação e criatividade. Segundo o portal Educadores pelo Mundo, essa competência se relaciona com a capacidade de se resolver problemas reais do mundo, interpretar contextos, dados e informações, a partir de uma atitude observadora, utilizando ferramentas como a criticidade, a lógica, a dedução, a pesquisa, a intuição, a sua visão de mundo e a experiência pessoal. Essa competência se relaciona com todos os componentes curriculares e incentiva a contínua habilidade de fazer perguntas relevantes.

 

“Formular hipóteses, observar a realidade, desenvolver conclusões e elaborar sínteses são práticas fundamentais para o amadurecimento das descobertas de qualquer aprendiz e que são aprimoradas a partir dessa competência”.

 

A Ecopedagogia como ferramenta na construção dessa competência

A professora, jornalista e escritora Karla Hansen, afirma que a Ecopedagogia é a promoção da aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana. Sua afirmação nos sinaliza a conexão que esse movimento realiza com a realidade dos alunos e a valorização das experiências próprias de cada sujeito. O objetivo da Ecopedagogia é trazer o protagonismo do processo de aprendizagem a cada indivíduo e envolver todas as dimensões do ser na hora de aprender. Sendo assim, a partir de uma aprendizagem vivencial, os alunos lidam com inúmeros desafios e desenvolvem estratégias e soluções criativas, assim como é exigido na vida. Como afirma Piaget, 

 

“A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer”. 

 

Ecopedagogia no Canela de Ema

Há muitas maneiras de desenvolver atividades ecopedagógicas. Nós, do Canela de Ema, oferecemos esse serviço de maneira personalizada através dos esportes de aventura! São diversas modalidades prontas para proporcionar emoção, aprendizagem, superação, conexão com o meio ambiente e experiências inesquecíveis a alunos de todas as idades. 

Há mais de duas décadas desenvolvemos e conduzimos projetos personalizados, com a participação de psicólogos, educadores e monitores a fim de atenderem aos objetivos específicos de cada grupo, com sucesso e segurança. Opte por uma reserva ambiental, localizada a 80 km de Belo Horizonte e que conta com profissionais capacitados. Opte pelo Canela de Ema Park! Seus objetivos também são os nossos!

 

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