Conheça os passos necessários para alcançar uma liderança de alta performance
A missão de liderar equipes na modernidade tem passado por grandes transformações. As complexidades do mundo moderno exigem das empresas uma abertura e flexibilidade gradual e modos de liderar inovadores e estratégicos. Dentre as habilidades de um bom líder, destaca-se a valorização dos recursos humanos e a capacidade de inspirar e conduzir uma equipe em prol de um objetivo em comum. Apresentamos a seguir alguns passos fundamentais para trilhar o caminho de uma liderança de alta performance, agindo com inteligência, reunindo esforços e alcançando os resultados esperados.
O que é uma liderança de alta performance?
Podemos pensar em liderança de alta performance como um modo de liderar estratégico e inovador, interessado nas relações humanas e no desenvolvimento de cada parte da equipe. De maneira simples, ser um líder de alta performance exige que o seu foco esteja direcionado não apenas à técnica ou aos recursos, mas, principalmente, às pessoas e às relações de confiança entre elas. A negligência desses aspectos pode resultar em muitos prejuízos, mas a atenção a esses pontos pode ser o segredo para uma equipe engajada, coesa e com um desempenho surpreendente.
Como desenvolver uma liderança de alta performance?
Segundo o blog Pontotel, os líderes de alta performance são aqueles capazes de identificar talentos, desenvolver uma estratégia bem estruturada de ação, promover motivação e segurança no trabalho. Mas como isso pode ser feito? Confira abaixo quais atitudes devem ser adotadas e suas respectivas contribuições.
Deixe claro qual a missão e os valores da sua organização
Você concorda que ao pegar a estrada para viajar, quanto mais sinalizadas forem as vias, mais fácil fica se localizar pelo caminho e chegar ao destino esperado, não é mesmo? Para o alcance das metas de uma organização a lógica é parecida. Ao longo do processo, você e sua equipe precisam se lembrar onde querem chegar e o que é preciso para tal. Sendo assim, esclarecer a missão e os valores da sua organização é fundamental para reforçar os seus objetivos ao longo do trajeto.
Busque autoconhecimento e instigue esse desejo em seus colaboradores
“Seremos bem melhores naquilo que faz sentido para nós”. A partir dessa frase podemos pensar na importância do autoconhecimento para o desempenho de qualquer que seja a atividade que iremos desempenhar. Na posição de líder, a existência de crenças limitantes, insegurança, medo de correr riscos e falhas na comunicação podem ser grandes impeditivos na tarefa de reunir e inspirar pessoas. Um bom líder é aquele que antes de gerar confiança, é capaz de confiar em si e nas suas próprias potencialidades. É desse modo que podemos instigar os nossos colaboradores a se perceberem enquanto parte importante e capaz.
Invista no treinamento e nas atividades grupais
“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. Trabalhar em equipe é uma habilidade que pode e precisa ser desenvolvida. Os treinamentos têm como objetivo permitir que os indivíduos possam enfrentar desafios, elaborando estratégias conjuntas e manejando as divergências. Essas experiências fortalecem o vínculo, o diálogo e a criatividade, além de ser uma excelente estratégia do líder para a aproximação com a equipe e para a transmissão da missão e dos valores da organização.
Mente e corpo trabalham juntos
Ser uma organização genuinamente preocupada com a saúde física e mental dos seus colaboradores promove um ambiente saudável e uma relação de confiança entre as pessoas. Pesquisas recentes indicam um quadro alarmante no que se trata do adoecimento mental no trabalho, o que impacta negativamente a vida das pessoas e o desempenho das suas atividades. Atividades ao ar livre, autonomia, clareza ao delegar atividades e abertura para ouvir as perspectivas, dificuldades e sugestões dos colaboradores auxiliam na construção
Atente-se à sua maneira de comunicar
Conseguir transmitir ideias com clareza é habilidade imprescindível para um líder. Entre escalas de passividade e agressividade, assumir a assertividade é o equilíbrio chave. Seja firme em suas pontuações, transmita segurança e autoridade, mas fuja da incapacidade de ouvir e seja humilde para traçar novas estratégias.
Seguindo essas sugestões, você estará no caminho para uma liderança de alta performance, mas não é preciso lidar com esses desafios sozinho. Contar com profissionais especializados no treinamento de equipes é um investimento capaz de gerar mudanças mais rápidas e eficazes. Saiba mais sobre o Ecotreinamento no Canela de Ema Park, a solução para que você se torne um líder de alta performance, capaz de driblar as dificuldades cotidianas e encontrar soluções inovadoras! Acesse nossas redes @caneladeemaparkbr e entre em contato através do nosso Whatsapp: 55 (31) 99662-2006 ou (31) 99642-2006.
Fontes:
VEJA quais as características de uma liderança de alta performance, vantagens e como desenvolver internamente. PONTOTEL, 2023. Disponível em: <https://encurtador.com.br/eklC5>. Acesso em: 27/03/2024.
5 passos para uma liderança de alta performance. CR Basso. Disponível em: <https://crbasso.com.br/blog/5-passos-para-uma-lideranca-de-alta-performance/>. Acesso em: 27/03/2024.