Planta Canela-de-Ema: Para que serve?

Nós já contamos o motivo do nome do Parque ser Canela de Ema (se ainda não viu, clique aqui!). A planta canela-de-ema é uma planta rara e muito curiosa, abundante na região de Caeté. É quase um fóssil vivo de tão antiga, e pode chegar a 6 metros de altura. Mas para que serve a canela-de-ema? Além das curiosidades que já falamos, esta espécie guarda ainda mais surpresas. Ficou curioso? Então veja só quais as utilidades da canela-de-ema!

 

Para que serve a canela-de-ema?

O Caule

O caule da canela-de-ema tem muitas utilidades e é muito procurado. Ele serve como lenha e, quando batido, também serve como pincel. Além disso, é usado em artesanato para a montagem de arranjos florais. Suas fibras também podem ser usadas para a confecção de cordões e sacos.

A Flor

A flor da canela-de-ema possui uma beleza única. Em tons violeta, lilás e branco, ela chama a atenção e é muito utilizada em arranjos florais. Entretanto, além de bonitas, estas flores também são comestíveis!

A Raiz

A raiz da canela-de-ema é bastante utilizada para fazer chás, principalmente na região de Minas Gerais. Na região, o chá da sua raiz é usado para combater reumatismos e dores de coluna.

As Folhas

Além de belas flores, a canela-de-ema também possui lindas folhas, que são bastante utilizadas para arranjos florais. Elas são bastante selecionadas pelo gado bovino em áreas de pastagem nativas da Caatinga e do Cerrado, principalmente em épocas de seca.

Poderes Medicinais

Além do chá da raiz, utilizado para combater reumatismos e dores de coluna, a canela-de-ema tem um grande poder medicinal. Os compostos químicos de uma de suas raras espécies, a Vellozia nanuzae, estão sendo estudados para fins medicinais, inclusive no combate à Aids!

Ela é também utilizada na composição de florais, para pessoas que apresentam sintomas como tensão, pânico e angústia. Acredita-se que o seu floral dá força e coragem a quem o toma.

Gostou de saber mais sobre esta planta poderosa? Agora que você já sabe como ela é especial, pode torcer conosco para que seja preservada e respeitada pelo homem! Se quiser ver uma de pertinho, o Parque Canela de Ema é o lugar ideal para você visitar!

 

 

Compartilhe

Instagram

Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 4 - Distrito de Antônio dos Santos

CEP 34800-000 - Caeté/MG

(31) 9 9642-2006 Seg a Sex

comercial@canelaema.com.br

Finais de semana e feriados de 9h as 17h e durante a semana apenas com agendamento prévio.