Dicas para Caminhada na Montanha – Escalaminhada

Já falamos antes sobre o poder que uma boa caminhada na natureza exerce, levando em conta nosso bem estar e saúde (confira aqui!). Hoje vamos dar algumas dicas para quem pretende praticar a caminhada na natureza, mais especificamente na montanha. Quer aprender? Então confira nossas dicas para caminhada na montanha!

 

Dicas para Caminhada na Montanha

 

Existem vários tipos de caminhadas, de terrenos e de intensidade. A Escalaminhada do Canela de Ema é um trekking com atividades verticais e interação direta com a natureza, a fim de conquistar o topo da Chapada Ita-Marãen.

 

Para começar, uma boa dica é contar com um apoio, que pode ser uma bengala, um bastão de caminhada ou um cajado. Este apoio pode te ajudar muito em diversas situações, como:

 

  • Manter a postura correta,
  • Ajuda de apoio e impulso na descida e na subida,
  • Distribuição do esforço igualmente entre as pernas e os braços,
  • Evitar machucados ao apoiar as mãos em superfícies ou animais perigosos,
  • Afastar animais indesejados.

 

É importante fazer paradas ao longo do percurso para ajustar a mochila e a bagagem, descansar, recuperar o fôlego e, claro, apreciar a natureza e tirar fotos para recordação. Pare sempre que se sentir cansado, ou a cada uma hora.

 

Também é importante conhecer bem a região que vai caminhar, ou estar acompanhado de monitores ou guias experientes. Dependendo do local, tenha sempre mapa, bússola ou GPS para te ajudar, além de equipamentos de comunicação. Esteja ciente das condições climáticas e monitore o tempo durante a caminhada. Nunca vá caminhar sem avisar a alguém sobre o seu roteiro.

 

Tenha sempre água e comida com você, e beba bastante água durante todo o caminho. Use protetor solar e repelente.

 

Dicas para caminhada na montanha ao subir e descer

 

Quando estiver subindo, dê passos curtos com o corpo levemente inclinado para frente e apoiando bem o pé antes do impulso. Evite subir nas pontas dos pés para não cansar as panturrilhas e use o bastão de apoio para ajudar no impulso. Já quando estiver descendo, mantenha também os passos curtos, porém com o corpo levemente inclinado para trás, evitando os esforços nos joelhos. Use também o apoio do bastão na frente, antes de mover os pés.

 

Tome muito cuidado com o lixo que você produzir. Limpe tudo! No caso de necessidades fisiológicas, procure lugares bem afastados de água (rios, riachos, etc), e sempre enterre os dejetos.

 

A Escalaminhada no Canela de Ema te coloca no meio da biodiversidade da mata atlântica e te permite aproveitar nascentes de água cristalina e apreciar lindas paisagens próprias da região. É um desafio muito compensador e inesquecível. Além disso, você estará acompanhado por monitores experientes! Venha conhecer e colocar nossas dicas para caminhada na montanha em prática! Saiba como chegar aqui.

 

Compartilhe

Instagram

Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 4 - Distrito de Antônio dos Santos

CEP 34800-000 - Caeté/MG

(31) 9 9642-2006 Seg a Sex

comercial@canelaema.com.br

Finais de semana e feriados de 9h as 17h e durante a semana apenas com agendamento prévio.