• (31) 99642-2006 (31) 996622006

Como escolher um saco de dormir

Seja acampamento, trekking ou escalada, muitas vezes precisamos de um bom saco de dormir para garantir o conforto na hora de recuperar as energias. Se você acha que isso é bobagem, experimente passar a noite em claro suando, ou tremendo de frio, depois de um dia cheio de atividades exaustivas. A escolha errada do saco de dormir pode levar até à morte! Por isso, aventureiro, aprenda como escolher um saco de dormir para suas atividades de aventura e vá se aventurar com segurança!

 

Como escolher um saco de dormir

 

A primeira dica, e a mais importante, é saber a temperatura do local que você estará. Pesquise, pergunte e entre em contato com responsáveis pelo lugar, se necessário.

 

Isso é importante porque existem vários tipos de sacos de dormir, e cada um foi feito para um tipo de clima e situação. Não adianta comprar um saco de dormir para a neve, se você irá acampar no campo durante o verão. Isso só irá ocupar um espaço muito maior na sua mala, deixá-la muito mais pesada e ainda te fazer morrer de calor durante a noite.

 

Entendendo a temperatura

 

Os fabricantes divulgam três tipos de temperatura na embalagem do produto, que são a temperatura de conforto, a limite e a de extremo.

 

 

A temperatura conforto é a temperatura em que um corpo humano não sentirá frio e suportará confortavelmente. A limite é uma temperatura de transição, que talvez não seja confortável para todos. Já a extrema é quando o saco de dormir não consegue isolar o frio, podendo ocorrer hipotermia e risco à saúde. Normalmente, a temperatura conforto é mais usada pelas mulheres, e a limite pelos homens, mas isso varia de pessoa para pessoa.

 

É assim que você deve basear a sua compra, comparando a temperatura do lugar em que você estará, com a temperatura de conforto ou de limite (no máximo) que aquele saco de dormir alcança. Jamais se baseie pela temperatura extremo!

 

Formatos de Saco de Dormir

 

Depois de ter entendido a temperatura, é hora de escolher o formato. São 3: o sarcófago (ou casulo), o retangular e o híbrido (ou misto).

 

Como escolher um saco de dormir - Formatos

 

  • O sarcófago é mais recomendado para ambientes mais frios, pois seu formato dificulta a troca de calor com o exterior. Ele limita muito o movimento durante o sono.
  • O Retangular não conserva tanto o calor quanto o sarcófago, mas permite maior mobilidade e conforto durante o sono.
  • O híbrido é uma tentativa de diminuir o espaço extra do saco retangular, mas não é muito comum, pois nem sempre é eficiente.

 

Enchimento

 

Os sacos de dormir podem ter dois tipos de enchimento: fibra sintética e pluma de ganso, sendo que a fibra sintética é mais barata e pesada, e a pluma de ganso mais indicada para climas extremamente frios.

 

Agora, é só pensar no local que você irá, no tipo de atividade que irá fazer e no espaço da sua mala. Assim, você já sabe como escolher o saco de dormir ideal. Aqui no Canela de Ema pode fazer muito frio à noite, por isso fique ligado na temperatura mínima que está prevista para o dia que virá nos visitar. Se tiver qualquer dúvida, é só falar conosco! Esperamos você!

 

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

(31) 99642-2006 terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.