Estilos de Aprendizagem

 

1) O que são estilos de aprendizagem? Essa teoria é verdadeira ou é mito popular? 

Estilos de aprendizagem referem-se às diferentes maneiras dos indivíduos processarem e reterem informações, segundo suas características e preferências próprias. As teorias que estudam as relações entre a personalidade e a aprendizagem ganham força nos anos 70 e destacam as necessidades individuais e a importância de um ensino personalizado. Ainda que não existam evidências científicas sólidas, é crescente o número de pesquisas realizadas para a discussão dos estilos de aprendizagem e seus benefícios nos mais variados contextos. 

 

2) Quais são os principais estilos de aprendizagem?

Diversos autores dedicaram-se ao estudo dos estilos de aprendizagem, dentre eles, destaca-se o pesquisador neozelandês Neil Fleming (1992), criador do modelo VARK, que estabelece 4 tipos de aprendizagem:

Visual: esse tipo de aprendizagem é favorecido por meio de representações gráficas e visuais.  

Auditivo: as informações são absorvidas com mais facilidade quando transmitidas oralmente.

Leitura e escrita: inclui as pessoas que aprendem melhor lendo e escrevendo. 

Cinestésico: refere-se aos indivíduos que aprendem melhor fazendo, ou seja, aqueles que experimentam o conhecimento na prática. 

 

3) Como uma pessoa pode identificar seu estilo de aprendizagem? Há testes para isso?

O estilo de aprendizado pode ser identificado pela combinação de algumas estratégias, são elas:

Auto-observação: o próprio indivíduo se percebe e identifica a maneira pela qual aprende com mais facilidade. 

Feedbacks de terceiros: pessoas que convivem ou acompanham o processo de aprendizagem do indivíduo podem fornecer insights importantes sobre a sua maneira de aprender. Padrões e tendências que podem passar despercebidas na auto-observação podem ser notadas por terceiros. 

Testes e Questionários: através de uma série de perguntas intencionalmente construídas e encadeadas, os testes e questionários auxiliam na descoberta das preferências de cada pessoa. Dentre os modelos existentes atualmente, destacam-se o Questionário Vark, Questionário Kolb e Questionário Honey-Alonso. 

Experimentação: experimentar diferentes técnicas e estilos é um caminho importante para a compreensão de um indivíduo sobre seu estilo de aprendizagem.  

 

4) Como o aluno pode usar seu estilo para potencializar os estudos? 

A identificação do estilo de aprendizagem só faz sentido se utilizada a favor da aprendizagem. Por isso, após a descoberta, o aluno pode realizar adaptações e modificações em seu método de estudo. Essas mudanças vão depender do estilo identificado, visto que, cada um deles conta com ferramentas específicas. Mas, de maneira geral, deve-se buscar por fontes, eventos e ferramentas que estejam em consonância com o estilo que propicie o melhor desempenho. Tornando o método mais interessante e atrativo, os resultados são potencializados.  

 

5) E na carreira, quais os benefícios de conhecer seu perfil de aprendizado? 

O autoconhecimento propicia inúmeras vantagens para as mais diversas áreas da vida, incluindo o campo profissional. Ao descobrir seu estilo de aprendizagem, o indivíduo é capaz de eliminar dificuldades, escolher assertivamente seu método de estudo, adquirir conhecimento com mais facilidade e contribuir com ideias mais criativas e inovadoras, o que resulta em:

– Aumento da produtividade;

– Melhor aproveitamento do tempo;

– Desempenho elevado;

– Desenvolvimento contínuo;

– Autogestão. 

 

6) Quais recursos e ferramentas os estudantes de cada estilo podem utilizar para potencializar o aprendizado?

Visual: Diagramas, tabelas, gráficos, listas, mapas-mentais, vídeos, flashcards, fotografias, infográficos e demais ilustrações. 

Auditivo: Palestras, podcasts, debates, aulas expositivas, leitura em voz alta, entrevistas e música. 

Leitura e escrita: Resumos, livros, artigos e anotações.  

Cinestésico: Demonstrações, dinâmicas, role-playing, gincanas e demais atividades práticas. 

 

7) Como o treinamento consegue abranger todos os perfis de aprendizado?

Para que o treinamento seja capaz de abranger os variados tipos de aprendizagem é necessário que ele conte com uma equipe capacitada e multiprofissional, que reúna habilidades e conhecimentos diversos, a fim de adotar uma abordagem completa e integrada. Além disso, é preciso que o treinamento seja personalizado, isto é, seja construído a partir das necessidades específicas de cada caso, composto por uma variedade de formatos de conteúdo. 

Por fim, é importante que o treinamento seja concebido como um processo, composto por etapas (Diagnóstico; Execução; Debriefing; Plenária; Pós-treinamento) que não devem ser negligenciadas. Cada uma destas tem a sua importância e contribuição para o alcance dos objetivos estabelecidos. O diagnóstico, por exemplo, é o momento em que os perfis dos participantes são investigados, incluindo os seus estilos de aprendizagem. Configura-se, portanto, como uma etapa imprescindível para a execução dos passos seguintes. 

 

Compartilhe

19º53'5290'' 43º32'1188'' Estrada Povoado de Água Limpa/Rodovia MGC 262 (antiga BR262), KM 2,5 - Caeté - MG, 34800-000

+55 (31) 99642-2006 de Terça a Sexta

comercial@canelaema.com.br

terça-feira a sexta atendimento a empresas e escolas. sábado e domingo ecoturismo, de 9h às 17h, com agendamento prévio.

×